sábado, outubro 17, 2009

Verdade?

A porta da verdade estava aberta, mas só deixava passar meia pessoa de cada vez. Assim não era possível atingir toda a verdade, porque a meia pessoa que entrava só trazia o perfil de meia verdade. E sua segunda metade voltava igualmente com meio perfil. E os meios perfis não coincidiam. Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta. Chegaram ao lugar luminoso onde a verdade esplendia seus fogos. Era dividida em metades diferentes uma da outra. Chegou-se a discutir qual a metade mais bela. Nenhuma das duas era totalmente bela. E carecia optar. Cada um optou conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia.
Carlos Drummond de Andrade.

Esta miopia entropica a cada qual remete a uma verdade. E a mentira do outro, é na verdade o contraponto a vontade deste. A verdade é de verdade para quem acredita na sua verdade. Mentira é a verdade de um outro em que não se dá fé.
Cada qual tem uma verdade para si? A que real vale a busca por uma verdade?
De verdade! Palavras são palavras, mesmo não crendo em verdades sempre buscamos por uma. E que se oponha a outra... a outra... a outra...

Um comentário:

Raquel Zanelatto disse...

E cada metade de mim, carrega uma meia-verdade... Não somos míopes por inteiro, difícil a um dos olhos, é sempre ver de perto.